CIRURGIA ORTOGNÁTICA

O que é Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento realizado em pacientes com mandíbulas desalinhadas, e tem o objetivo de reposicionar o maxilar e a mandíbula para tornar a mordida do paciente mais assertiva, e melhorar sua estética facial.

Além de afetar a harmonização do rosto do paciente, o desalinhamento pode trazer diversos problemas mais complicados, como disfunção das articulações na hora da mordida, comprometimento na saúde dos tecidos periodontais e dificuldades de respiração.

Como é feito o procedimento?

A cirurgia ortognática é um processo bastante seguro, por ser feito pelo odontologista em ambiente hospitalar. O profissional submete o paciente a uma anestesia geral e o processo é inteiramente realizado dentro da boca, com base na alteração da posição dos maxilares para garantir o encaixe perfeito. A fim de evitar que a mandíbula volte para a antiga posição, o novo posicionamento é fixado com parafusos de titânio.

O procedimento dura, em média, entre 2 a 5 horas e durante o pós-operatório, talvez seja necessário usar aparelhos ortodônticos para manter a nova posição da mandíbula e do maxilar.

Para quem é indicada?

O procedimento é indicado para pacientes a partir de 17 anos que apresentem disfunções como a mordida muito aberta, encaixe incorreto da mandíbula, gengiva muito à mostra e queixo retraído.

Quais são os benefícios para sua saúde bucal?

Os benefícios da realização da cirurgia ortognática são diversos. Podemos destacar que, ao alinhar corretamente a mordida do paciente, ele conseguirá mastigar melhor os alimentos e respirar melhor devido ao aumento das vias aéreas. Contudo, a maior mudança para o paciente será sua autoestima: com a harmonização garantida pela cirurgia, ele se sentirá melhor consigo mesmo e terá maior prazer em sorrir.

Quais os cuidados pós-operatórios necessários?

A cirurgia ortognática exige cuidados pós-operatórios assim como qualquer outro.

Alimentação – É preciso que o paciente esteja ciente de que sua alimentação mudará temporariamente devido a cirurgia. É indicado limitar a alimentação a líquidos e alimentos pastosos no início, como sopas e purês, e só a partir do terceiro mês após o procedimento inserir comidas sólidas no cardápio.

É de suma importância manter-se hidratado, afinal, o seu corpo passou por um processo delicado e precisa de todas as forças para se recompor por inteiro.

Higiene – Para manter uma higienização eficaz durante esse período de adaptação, é indicado realizar a limpeza bucal com cuidado e com o auxílio de uma escova com cerdas macias e pasta de dente. Usar uma solução metade clorexidina e metade água filtrada para limpar as regiões que receberam pontos é uma ótima opção.

Repouso – Descansar é fundamental para uma boa recuperação. É adequado ficar em casa durante a primeira semana, com o tronco elevado com a ajuda de travesseiros, e curtas caminhadas pela casa para circular sangue normalmente pelas pernas. Não é indicado realizar atividades físicas durante os primeiros 50 dias após a cirurgia. Não levantar pesos e não tomar Sol são cruciais durante as primeiras semanas de repouso.

Para pessoas que sofrem com o desalinhamento da mordida, a cirurgia ortognática pode garantir uma saúde bucal de maior qualidade e uma grande mudança na autoestima do paciente. Para ver mais informações sobre outros processos odontológicos, curta minha página no Facebook e no Instagram.